A senadora Zenaide Maia, que antes descartava uma fusão entre o PSD e o PSDB, agora se disse favorável à fusão entre as duas legendas, afirmando que isso “não será um problema no Rio Grande do Norte”. Em entrevista ao “Diário do RN”, a presidente estadual do PSD declarou que existem diferenças políticas entre os dois partidos, mas que há uma relação de respeito entre eles.
A declaração da senadora representa uma mudança em relação ao posicionamento anterior dela sobre o assunto. No início de janeiro, em entrevista ao mesmo jornal, Zenaide havia declarado que as chances de formação de uma federação entre os dois partidos eram “mínimas”.
Ela argumentou, à época, que o PSD é um partido consolidado nacionalmente, que não enfrenta as mesmas dificuldades que levaram outras legendas a formarem federações. Zenaide disse que o PSDB, apesar de ser forte no RN, “praticamente não existe nacionalmente”.
“Dificilmente vai ter federação (entre PSD e PSDB), a não ser que (Gilberto) Kassab tenha mudado de opinião, mas ele nunca disse isso. O partido é grande, não tem porque fazer federação. Quem fez isso foram partidos que não cumpriram cláusulas de barreira”, afirmou à época a senadora.
Nas novas declarações, a senadora ajustou o discurso, dizendo que o PSDB “é grande, mas no país, como não alcançou a cláusula de barreira, dificilmente vai se sustentar”, por isso “vai ter mais força se aliando com um partido maior”.
Zenaide ainda fez uma deferência ao deputado estadual Ezequiel Ferreira, presidente da Assembleia Legislativa e do PSDB no Rio Grande do Norte, afirmando que ele “não é de extrema direita, se mantém mais no centro”, acrescentando que “nessas eleições o povo mostrou que não quer muito extremismo”.
Divisão no PSDB
De acordo com o jornal Metrópoles, lideranças das duas legendas pretendem chegar a um acordo cobre a fusão dos dois partidos ainda no primeiro trimestre de 2025, mas um racha na cúpula tucana pode atrapalhar os planos.
Enquanto a ala ligada ao ex-governador de Goiás e presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, defende a fusão com o PSD de Gilberto Kassab, aliados do deputado federal Aécio Neves (MG) preferem se aliar ao MDB.
Walter Alves quer fusão do MDB com PSDB
No Rio Grande do Norte, quem torce pela aproximação entre MDB e PSDB é o vice-governador, possível candidato à sucessão da governadora Fátima Bezerra (PT) em 2026. Próximo do presidente estadual do PSDB, Ezequiel Ferreira, Walter disse que “defende esse entendimento” entre as duas legendas.
O vice-governador declarou que “tem um entendimento” com Ezequiel “desde 2022” e um “acordo para 2026”, sinalizando que devem estar no mesmo palanque no próximo ano. O presidente da Assembleia Legislativa foi o grande fiador da aliança entre PT e MDB, que transformou Walter Alves no vice da governadora Fátima Bezerra.
Ezequiel Ferreira, segundo informações de bastidores, estaria mais inclinado a endossar a fusão entre PSDB e MDB, em razão do alinhamento dos dois partidos em nível estadual, frustrando as expectativas do PSD.